Consumidor deve conferir medição do combustível ao abastecer

Uma fiscalização de órgãos ligados ao Direito do Consumidor detectou falhas na quantidade de combustível...

Consumidor deve conferir medição do combustível ao abastecer
Foto: Alessandra Nogueira
Consumidor deve conferir medição do combustível ao abastecer

Uma fiscalização de órgãos ligados ao Direito do Consumidor detectou falhas na quantidade de combustível entregue na hora de abastecer , em dois postos de Araçatuba. Para evitar dor de cabeça, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) orienta o motorista a acompanhar o abastecimento e, em caso de dúvida, pedir a conferência da medição da gasolina, etanol ou diesel que são colocados no tanque.

O diretor do Ipem-SP em Araçatuba, José Carlos Palmieri, afirma que, ao abastecer, o consumidor deve descer do veículo e acompanhar todo o processo. Em primeiro lugar, deve-se observar se o preço unitário na bomba é o mesmo divulgado nos cartazes do posto.

Depois, deve-se acompanhar quanto deu de litragem, para verificar se realmente o abastecimento está correto. “Muitas vezes, a pessoa acaba pagando sem observar estas informações”, afirma Palmieri.

No caso de desconfiança, conforme ele, o aconselhável é não discutir. O correto é pegar a nota fiscal e fazer uma denúncia no 0800 013 05 22 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Estabelecimento é obrigado a conferir medição na frente do cliente

Outra dica é pedir a conferência da medição. Todo posto tem um aferidor e consumidor tem o direito de solicitar a verificação. “O posto é obrigado a conferir a medição na frente do cliente. Se o estabelecimento se negar, o consumidor deve chamar a polícia”, ensina o diretor do Ipem-SP.

A verificação é feita em recipiente oficial, denominado aferidor. Este equipamento é de 20 litros, sendo permitida uma tolerância de até 60 ml a menos nesta quantidade. “Se passar disso, o consumidor está sendo lesado, ou seja, está entrando menos produto no carro”, disse. Nestes casos, o cliente deve acionar o Ipem-SP, ou a polícia, se for fora do horário comercial.

Postos entregavam menos combustível do que apontava a bomba

Em Araçatuba, a fiscalização esteve em três postos, no dia 13 de maio, durante a 22ª fase da Operação Combustível Limpo, realizada em conjunto pela Secretaria da Justiça e Cidadania, Ipem-SP, Procon-SP e Polícia Civil, com o objetivo de combater fraudes e irregularidades no setor de combustíveis.

Dois postos apresentaram falhas na quantidade de produto entregue ao consumidor, ou seja, o tanque do carro recebia menos combustível do que apontava a bomba de abastecimento.

No Auto Posto Monezi Ltda, localizado na rua Bolívia, nº 764, Vila Industrial, das 10 bombas medidoras de combustíveis líquidos verificadas pelos fiscais do Ipem-SP, 2 apresentaram erros em prejuízo dos consumidores. O maior erro foi menos 162 ml a cada 20 litros abastecidos contra o consumidor e vazamento do bico de descarga.

Os fiscais do Ipem-SP também estiveram no VLM Comércio de Combustíveis Ltda, na avenida Joaquim Pompeu de Toledo, nº 1.400, na Vila Estádio. Das 6 bombas medidoras verificadas, 4 foram reprovadas. As irregularidades detectadas foram erro de menos 100 ml a cada 20 litros abastecidos contra o consumidor, dígito queimado do instrumento e vazão da bomba não atingiu 50% do tolerado.

A unidade do Ipem-SP em Araçatubam composta por 92 municípios, já foram verificadas 2.033 bombas medidoras, sendo 1.770 aprovadas, 263 reprovadas, sendo que foram autuadas 23 bombas medidoras.

Fonte: RP10 . Leia o artigo original: Consumidor deve conferir medição do combustível ao abastecer