Acadêmicos de Nutrição vivem experiência real de gestão em restaurante temático
Alex Mesmer
Acadêmicos de Nutrição vivem experiência real de gestão em restaurante temático

Entre os dias 20 e 27 de maio, os acadêmicos do  Curso de Nutrição do UniSALESIANO  viveram uma experiência única e imersiva por meio do projeto  “Restaurante Pop-up”. A atividade prática transformou os corredores da Instituição em verdadeiros espaços gastronômicos.

Divididos em quatro grupos, os alunos encararam o desafio de criar, planejar e operar restaurantes temáticos de curta duração. Cada etapa do processo foi realizada pelos próprios acadêmicos, desde a concepção do conceito, escolha do tema, testes de receitas e análise de custos até a definição de cardápios, montagem dos ambientes e atendimento ao público.

A cada noite, dois grupos assumiam o serviço completo, oferecendo aos clientes uma experiência gastronômica com pratos autorais, ambientes decorados e atendimento em tempo real, simulando, de forma fiel, a rotina de um restaurante profissional.

Os restaurantes  “La Dolce Vita”  e  “Casa Della Pasta”  exploraram a tradicional culinária italiana, com massas frescas, molhos clássicos e receitas que remetiam aos sabores do Mediterrâneo. O restaurante  “Rota do Oriente”  apresentou pratos da culinária asiática, valorizando o frescor dos ingredientes, o equilíbrio dos sabores e as técnicas orientais. Já o restaurante  “Gusteau”  encantou com a sofisticação da gastronomia francesa, trazendo preparos elaborados e apresentações cuidadosas que ressaltaram a beleza e o sabor dos pratos.

REAL

A dinâmica do projeto seguiu a estrutura de um restaurante real, com divisão clara de funções entre cozinha, atendimento, caixa e limpeza. Além de colocar a mão na massa, os alunos precisaram desenvolver habilidades de gestão, planejamento financeiro, controle de estoque, logística e organização de equipe.

O espaço foi montado com estrutura completa, utilizando a cozinha da faculdade e o refeitório, que recebeu mesas, cadeiras e decoração temática alinhada ao conceito de cada restaurante.

Segundo a professora,  Bruna Raniel, responsável pela disciplina de “Gastronomia I”, o projeto proporcionou aprendizados que vão muito além da cozinha. Ela explica que os alunos puderam vivenciar, na prática, o trabalho sob pressão, a importância da liderança, da organização e, principalmente, da experiência do cliente.

Além disso, situações imprevistas exigiram ‘jogo de cintura’ e mostraram a importância de ter planos de contingência bem estruturados. “Um dos maiores desafios foi manter uma comunicação eficiente entre cozinha e salão, o que revelou a necessidade de implantar sistemas mais padronizados, especialmente no controle de pedidos e nas comandas”, comentou.

Para a Coordenadora do Curso de Nutrição, Ariadine Pires, o “Restaurante Pop-up” foi muito mais do que uma atividade culinária. Ela afirma que a proposta materializa, de forma prática e transformadora, os pilares da educação contemporânea, integrando conhecimentos essenciais de gestão de recursos e pessoas, planejamento estratégico de cardápios, atendimento humanizado e criatividade gastronômica.

“A atividade prova, de forma saborosa, que o aprendizado pode e deve ser uma experiência rica, envolvente e capaz de transformar a trajetória acadêmica dos envolvidos”, concluiu.

Fonte: RP10. Leia o artigo original: Acadêmicos de Nutrição vivem experiência real de gestão em restaurante temático

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